Centro Administrativo Estadual

LOCAL : Marginal do Rio Tietê - São Paulo
REALIZADO EM: Desembro/1974 - Fevereiro/1975
CLIENTE: GEGRAN Grupo Executivo da Grande São Paulo / Merisa S/A Projetos e Planejamento

Elaboração do projeto de centro administrativo - integrante do Plano de Urbanização da Várzea do Rio Tietê - Projeto Leste - onde seriam instalados o Gabinete do Governador e as Secretarias de Estado e suas respectivas assessorias, na área marginal ao Rio Tietê, zona leste de São Paulo.
Além do projeto físico das edificações foi necessário planejar as prioridades de implantação, tendo em vista que as atividades públicas não poderiam sofrer interrupções.
Numa primeira etapa, seriam transferidos o Gabinete do Governador e seus serviços complementares básicos, e nas etapas seguintes seriam implantadas gradativamente as Secretarias.
 

O projeto consistiu na concepção urbanística e arquitetônica do Centro Administrativo Estadual de forma a permitir a transferência e a execução em etapas; o nível de desenvolvimento do trabalho possibilitou, ainda, a qualificação e dimensionamento de toda infraestrutura necessária.
Foi proposto um eixo monumental ladeado pelos edifícios das secretarias, erguidos sobre uma grande construção horizontal abrigando todos os serviços públicos, área comércial/bancárea e estacionamentos, tendo nas extremidades o palácio do governo e o centro cultural.


Coordenação, arquitetura, urbanismo: Sami Bussab, Satoru Nagai, Fernando Karazawa, José Roberto Graciano
Calculo Estrutural:      Escritório Técnico J.C. Figueiredo Ferraz Ltda.
Consultor urbanismo: William Munford
Maquetes:                 Marcelo Nietche
Fotografias:                Clóvis Copelli